RSS

E lá se foi o Brasileirão 2011...

E o Brasil se veste de Preto e Branco! Inevitavelmente, essa frase estamparia algumas das manchetes dos jornais esportivos de todo o país nesta segunda-feira. De qualquer maneira um alvinegro levaria o título do Campeonato Brasileiro. Restava saber se o caneco iria para o Parque São Jorge ou para o São Januário. E deu Corinthians. Após ter passado grande parte do campeonato no topo da tabela, o time paulista levou para casa o seu quinto troféu do Brasileirão.

Justo? Merecido? Quem sou eu para julgar. Porém, uma coisa é inegável. Se o Brasileiro é um campeonato de regularidade, o Timão seguiu esta lição à risca. Um time que em um turno ganhou 37 pontos e no outro 34, mostra que, apesar de alguns tropeços, se manteve regular.

Porém, como eu já havia dito no post anterior, a conquista do campeonato não credencia o Alvinegro do Parque São Jorge como o time de melhor futebol em 2011. Este título deveria ficar na mão do Vasco da Gama. Com um futebol de encher os olhos, o Gigante da Colina encerrou o ano de forma brilhante. Vice novamente? Não importa. O time cruzmaltino encantou a todos que gostam de um bom futebol, com suas goleadas e viradas heroicas. Mesmo após ter “perdido” o técnico Ricardo Gomes, o time de Dedé e cia. mostrou que, após alguns reforços, chega fortíssimo para a temporada 2012.

E o Glorioso hein? Eita papelão! Até que o time jogou bem ontem contra o “FlorminenC”, mas no saldo geral o time ficou devendo. E muito. Todos sabemos que o Fogão não perdeu a vaga para a Libertadores nesta última partida. O que aconteceu em Volta Redonda foi apenas uma tragédia pré anunciada. O time já vinha cambaleando as pernas há um bom tempo. E pagou caro pela falta de comprometimento. Único carioca fora da maior competição das Américas, além de ganhar o título de Mico do Brasileirão! E foi justo. Diria até que justíssimo. A lição que se tira disto tudo, se é que há algo que possa ser tirado, é que para conquistar qualquer coisa precisa-se de planejamento. Coisa que faltou ao nosso time e aos nossos dirigentes. Fica a dica para 2012. Nem vou perder linhas falando do “Clássico Vovô”, já que nada de emocionante aconteceu. O destaque ficou para o goleiro tricolor Diego Cavalieri que segurou o empate e para o trio de arbitragem que anulou dois gols do Botafogo, um legal e outro de fato irregular.


Voltando... a última rodada do Brasileirão ainda reservou várias surpresas. Ou alguém aqui se atreveria a dizer que o Cruzeiro golearia o Atlético-MG por 6 a 1? E que o tão badalado Santos levaria um chocolate do São Paulo? Pois é! A última rodada ainda teve uma vitória do Atlético-PR em cima do Coritiba, tirando assim o Coxa da Libertadores, um empate no clássico catarinense, além de outros jogos em que nada interferiram.

Finalmente chegamos ao final do Brasileirão 2011. Com certeza, o campeonato mais disputado na era dos pontos corridos. Agora começa a temporada de caças! Se é às bruxas ou não, só o tempo irá dizer. Então é isto, para que o texto não fique mais longo do que já está, vou indo! E que comecem as especulações, os leilões por jogadores, as decepções, os verdadeiros reforços... enfim, que venha 2012!

P.S.: A cada contratação do Botafogo farei um texto para postar aqui. A primeira já é o técnico Oswaldo de Oliveira que acertou com o Glorioso nesta segunda-feira. Em breve virá um texto.

Saudações Alvinegras!

0 comentários:

Postar um comentário